terça-feira, 9 de junho de 2015

Tapioquinha

Foto da receita: Tapioquinha

Ingredientes 
 

  • Goma de tapioca
  • Leite de coco natural adoçado a gosto
  • Coco fresco ralado
  • Modo de preparo
    Preparo:10mins  ›  Cozimento: 7mins  ›  Pronto em:17mins 

    1. Ligar a frigideira com o aro de fazer tapioca no fogo baixo.
    2. Com uma colher, fazer uma camada de goma de tapioca no fundo aro.
    3. Em seguida, fazer uma camada de coco fresco ralado.
    4. Para finalizar o "sanduíche" de tapioca, acrescentar mais uma camada de goma.
    5. Com a ajuda da colher ou da espátula, retirar o aro e virar a tapioca, tomando cuidado para não quebrá-la. Deixar assar por mais uns dois minutos ou até ficar na consistência de sua preferência, sem deixar queimar. Se deixar menos tempo, ela fica mais macia, se deixar mais tempo, ela fica mais crocante.
    6. Retirar da frigideira, colocar no prato, regá-la com o leite de coco e enfeitar.
    7. Caso prefira sair de casa comendo, é só colocar em um papel alumínio e... Bom apetite!!!

    Dica

    a) Para fazer o leite de coco natural, descascar o coco seco, deixando só a polpa. Em seguida, cortar em pedaços e bater no liquidificador com 3 copos de água quase fervente. Por fim, coá-lo em uma peneira, apertando para extrair bem o leite. Para preparar o leite para a tapioca, levá-lo ao fogo em uma panela, acrescentar açúcar mascavo a gosto e aquecer apenas o suficiente para o açúcar derreter, preferencialmente, não deixando-o ferver.

    Dica

    b) Para quem não quiser fazer o leite de coco, uma opção é fazer uma caldinha de açúcar mascavo e adicionar o coco ralado (fresco ou seco), fazendo um doce de coco molhadinho. Com isso, esse doce pode ser usado para rechear a tapioca, substituindo o leite de coco. Eu, particularmente, acho a receita original mais suave para se comer no café-da-manhã. O doce fica marrom por causa do açúcar mascavo:

    Dica

    c) Outros recheios podem ser usados na Tapioquinha, tais como goiabada, geléia de frutas vermelhas e queijo (muzzarela, queijo de minas fresco ou queijo coalho).

    Dica

    d) Resolvi fazer um teste que deu certo: congelar a goma. Dessa forma, no dia em que eu a compro, faço a separação em potes, de acordo com a quantidade que pretendo utilizar a cada dia. Congelo também o leite de coco e o coco ralado. Assim, quando compro um pacote de goma, não sou obrigada a passar a semana comendo para não estragar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário