Crepes
125g de farinha de trigo;
¼ c. de chá de sal;
2 ovos médios batidos;
1 c. de sopa de manteiga sem sal derretida;
300ml de leite;
manteiga sem sal para fritar
Finalização
8 tangerinas murgot;
75g de açúcar;
100ml de licor de laranja;
manteiga sem sal
modo de preparo
Crepes
Peneire a farinha em um bowl e faça um buraco no meio. Junte os ovos, o leite e a manteiga e misture. Se necessário peneire a mistura. Deixe descansar na geladeira por pelo menos ½ hora (ideal 1 hora).
Em uma frigideira antiaderente, derreta um pouco de manteiga (o suficiente para cobrir o fundo da panela) em fogo médio, escorra o excesso de manteiga. Despeje uma concha de massa no centro da panela e gire a panela para que a massa cubra completamente o fundo. Se necessário junte mais massa.
Frite por cerca de 1 minuto e vire a panqueca. Frite por mais 30 segundos, retire e reserve coberta com um pano de prato. Repita a operação até acabar a massa.
Dicas
Não se assuste se a primeira crêpe grudar, é normal, na frança costuma-se dizer que a primeira crêpe é sempre da panela.
Finalização
Primeiro retire tirinhas da casca das tangerinas com um zesteur. Reserve. Corte 4 das tangerinas ao meio e faça suco. Coe o suco. Com as tangerinas restantes, corte uma fatia na base e outra no topo. Assim, as tangerinas consegue ficar em pé, e em seguida descasque-as cortando tiras da casca com a faca de cima a baixo.
O próximo passo é separar os gomos, para isso segura as tangerinas nas mãos e corte com uma faca bem rente à película que separa os gomos. Ao se cortar dos dois lados do gomo ele deve cair (faça esta operação sobre um bowl para aproveitar o suco que escorre). Guarde os gomos, coe o suco e junte-o ao restante.
Cubra uma frigideira com açúcar e leve a fogo baixo até que este comece a derreter. Junte as tirinhas de laranja e deixe até que o açúcar comece a formar um caramelo dourado. Adicione o Cointreau (nesta hora afaste-se e tome cuidado porque ele vai espirrar) e puxe levemente a panela para que a chama do fogão alcance o líquido e este “flambe”.
Junte o suco de tangerina e deixe reduzir a metade. Coloque uma panqueca na panela e dobre-a duas vezes para que fique com a forma de leque. Puxe-a para um canto da panela, cubra-a com molho e junte outra panqueca na panela, fazendo a mesma operação. Quando completar 4 panquecas na panela retire-as, sirva e repita com as panquecas restantes.
Dicas
Caso não se tenha um zesteur descasque as tangerinas com um descascador comum ou com uma faca e corte as fatias de casca em tirinhas. Se fizer desta forma, é recomendável mergulhar as tirinhas de casca em água fervente por 1 minuto, depois escorrer e secar. Desta forma retira-se grande parte do amargor das cascas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário