Ingredientes
- 1 quilo de cebolas (resultará em 200 gramas de confitura) –
- 2 colheres de água
- 1 pitada generosa de sal
- Azeite extra virgem
Começamos por descascar as cebolas em lâminas. Se é daquelas pessoas que chora ao cortá-las, existem muitas soluções caseiras para evitá-lo ou pelo menos reduzi-lo, um deles é descascar a cebola e passá-la previamente por água. Também pode deixar a cebola no congelador durante 15 minutos antes de cortá-la.
Numa frigideira deite azeite de oliva, em quantidade suficiente para cobrir o fundo.Impressiona a sua majestosa cor dourada, não é sem razão que é chamado de ouro líquido de Espanha.- Em lume médio, acrescentamos a cebola e mexemos muito bem para que se impregne completamente do azeite.
- Baixamos um pouco mais o lume e tapamos, deixando que vá cozinhando muito, muito lentamente. Vamos envolvendo de vez em quando para que cozinhe uniformemente.
- Quando constatarmos que o seu tamanho reduziu para metade, acrescentamos duas colheres de água e retiramos.
- A nossa cebola apresentará uma textura mais cremosa quase instantaneamente, o que se deve à junção da água com os açúcares contidos na cebola que, dissolvendo-se, caramelizam ligeiramente dando à nossa confitura esse maravilhoso tom castanho dourado. Se quiser dar-lhe uma cor mais intensa pode acrescentar-lhe duas colheres de açúcar de cana.
- Envolvemos muito bem para que a cor seja uniforme. Juntamos a pitada de sal para realçar o seu sabor. E a nossa confitura está pronta.
- Conservamos em recipientes herméticos de vidro que poderemos congelar ou, caso prefira, embalar em vácuo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário